Joomla 4.0 e Joomla 3.10 estão aqui!

Vamos celebrar! Hoje é um dia importante para o Joomla! Projeto. Estamos comemorando nosso 16º aniversário. Mas isso não é tudo… Após 9 anos de trabalho árduo dos nossos voluntários, temos o orgulho de anunciar o lançamento da nossa nova versão principal, Joomla 4.0, juntamente com o Joomla 3.10, conhecida como “a ponte”.

O que é Joomla 4?
Joomla 4 é uma versão principal. O que significa que estamos trazendo muitos recursos novos. Tudo foi redesenhado, repensado e claro, adicionamos ótimas novidades.

Mais importante ainda, o Joomla 4.0 foi feito para você, projetado para todos! Joomla4All!
Para construir novos sites, migrar do Joomla RC para o Joomla estável e também da série Joomla 3.10, bem como da série Joomla 2.5.

Seja um indivíduo, blogueiro, instituição de caridade, agência web ou multinacional, Joomla é uma ótima escolha!

 

Quer saber como o Joomla 4 irá beneficiar você?
Visite joomla.org/4

Onde posso baixar o Joomla 4?
No site de Downloads, claro :)

Novas instalações
Novas instruções de instalação e requisitos técnicos

Instale 4.0.0

Instalar: 3.10.0

Atualizar
Atualização 4.0.0

Atualização 3.10.0

Você gostaria de fazer um tour pelo Joomla 4 sem precisar instalá-lo? Temos uma solução para você: experimente o Joomla 4.0 em launch.joomla.org

Como posso atualizar meu site para Joomla 4?
Não se estresse, você não está sozinho, estamos orientando você para a minimigração.
O primeiro passo será atualizar seu site para Joomla 3.10. Convidamos você a ler Joomla 3.10 O verificador de pré-atualização. O verificador de atualização 3.10 informará quais extensões são compatíveis com Joomla 4.0 (ótimo, não é?).
E então, basta seguir nossos tutoriais passo a passo. Você pode encontrá-los em nossa documentação oficial em https://docs.joomla.org/Why_Migrate. O planejamento é a parte mais importante do processo de minimigração. Consulte https://docs.joomla.org/Planning_for_Mini-Migration_-_Joomla_3.10.x_to_4.x para começar. Na parte inferior desse documento, você pode prosseguir com o passo a passo da minimigração de 3.10 para 4.x. e comece especificamente com o planejamento em (você encontrará muitas informações e tutoriais sobre Joomla 4 em JDocs).
Observação: recomendamos que você primeiro teste a migração em uma cópia do seu site de produção.

Você também pode estar se perguntando se precisa migrar o mais rápido possível? Não tenha pressa, apoiaremos o 3.10 por mais 2 anos. Portanto, seu site não corre risco se você não atualizar agora. E não se esqueça que algumas de suas extensões podem ainda não estar prontas para o Joomla 4 (mesmo que a maioria dos desenvolvedores tenha feito um ótimo trabalho oferecendo uma versão de teste do Joomla 4 por um tempo - você pode ler artigos sobre essas extensões na Joomla Community Magazine )


Joomla 4 foi lançado, faça barulho!
Deixe o mundo saber que o Joomla 4.0 foi lançado.
Use a hashtag #Joomla4 e #Joomla4All, compartilhe o vídeo do Joomla 4, envie o folheto do Joomla 4 para seus clientes ou adicione-o ao seu site profissional (você pode encontrá-lo em https://joom.la/J4brochure).
E mais em breve… Produtos especiais do Joomla 4 estarão disponíveis na Joomla Shop até o final do mês, bem como imagens que você pode usar em suas contas de mídia social, sites, boletins informativos…

Link para o folheto J4: https://joom.la/J4brochure
Link para a documentação do J4
https://docs.joomla.org/J4.x:Getting_Started_with_Joomla!
https://docs.joomla.org/JDOC:Joomla_4_Tutorials_Project

Joomla 3.10 ajuda na transição para Joomla 4
Junto com o Joomla 4, estamos lançando a versão estável do Joomla 3.10.
Joomla 3.10 é a ponte entre as duas séries principais. Joomla 3.10 estável é principalmente uma versão que contém backports de alterações de API do Joomla 4.0 para ajudar a facilitar a transição para a próxima versão principal para a comunidade. Joomla 3.10 terá suporte com patches de segurança até 17/08/2023.
Assim que seu site for atualizado para 3.10, o verificador de pré-atualização permitirá que você verifique a compatibilidade com os requisitos mínimos do Joomla 4.0 em termos do ambiente de hospedagem atual e, mais importante, das extensões instaladas. Isso o ajudará a preparar sua atualização para o Joomla 4.0 sem problemas.
Posso atualizar meu site de 3.9.x para Joomla 4 Stable?
A resposta simples aqui é sim.
Para atualizar do 3.9.x para o Joomla 4, você deve usar a versão 3.10 mais recente. Você pode usar o servidor de atualização “Joomla Next” para apontar sua instalação para o Joomla 4. Para fornecer o verificador de pré-atualização e ter uma base de código comum para atualização. Não há nenhum caminho de atualização direto entre 3.9 e 4.x planejado nem suportado, portanto todas as atualizações passam pela 3.10.
O Joomla! A documentação possui uma seção inteira dedicada a migrações e minimigrações. O mais relevante aqui é a documentação da minimigração do Joomla 3.10.x para 4.x. Tal como acontece com todos os tipos de migrações, o planejamento é mais importante. Planeje, planeje, planeje. O planejamento faz com que as migrações ocorram sem problemas.
O funil, por que migrar? fornece definições para os diferentes tipos de migrações, uma autoavaliação para determinar se você se sentirá confortável em fazer a migração sozinho, links para recursos para encontrar um profissional para ajudá-lo, planejamento e instruções passo a passo.
Se você estiver posSe você puder fazer essa migração sozinho, sinta-se à vontade para começar com https://docs.joomla.org/Planning_for_Mini-Migration_-_Joomla_3.10.x_to_4.x. Na parte inferior da página, haverá um grande botão que o direcionará para as instruções passo a passo. https://docs.joomla.org/Joomla_3.x_to_4.x_Step_by_Step_Migration.

Quem é Joomla! para?
#Joomla4All
Joomla 4 é para todos.
Escrito por voluntários de todos os setores, é usado em toda a Internet para todos os tipos de projetos: pequenos projetos, mas também em sites de governos nacionais. De pequenas lojas a sites de marcas líderes mundiais.
O poder do Joomla vem de sua base de código em constante evolução, acompanhando as melhores práticas, mas também de seu grande ecossistema de desenvolvedores que veem oportunidades no mercado e preenchem essas lacunas com bom software projetado para atender às necessidades do mundo real.
Joomla 4 é o mais recente em um CMS de classe mundial que permite que você inicie seu site sabendo que ele pode crescer de acordo com suas necessidades e escalar com seus clientes.
Tudo isso e o Joomla 4 é de uso gratuito e software de código aberto.
O que você está esperando? Instale hoje e expanda seu futuro.

Joomla4Acessibilidade
Layout acessível, contraste e infraestrutura. Torne seu site aberto a todos.

Joomla4Design
Com um gerenciador e editor de mídia aprimorado, crie sites incríveis.

Joomla4E-mails
Modelos de e-mail personalizáveis permitem que os e-mails do site se ajustem à sua marca.

Joomla4Search
Deixe seus usuários encontrarem seu conteúdo de forma rápida e eficiente.

Joomla4Segurança
As mudanças na arquitetura e o código moderno são projetados para maximizar a segurança.

Joomla4SEO
Joomla4 cuida do SEO para que você possa chegar ao topo de qualquer mecanismo de busca.

Joomla4Speed
As páginas da web de carregamento rápido evitam que os usuários cliquem.

Joomla4Workflows
Da ideia à publicação refinada de forma definida e controlada.

Como você pode ajudar no desenvolvimento do Joomla?
Existem várias maneiras pelas quais você pode se envolver ativamente com o Joomla. Não importa se você é um programador, integrador ou usuário de Joomla. Você pode entrar em contato com qualquer membro de nossa equipe de voluntariado para obter mais informações ou, se estiver pronto, pode ir direto para o Joomla! Esquadrão de Bugs.
O Joomla! Bug Squad e CMS Release Team são algumas das equipes mais ativas no processo de desenvolvimento de CMS e estão sempre procurando pessoas (não apenas desenvolvedores) que possam ajudar na classificação de relatórios de bugs, codificação de patches e testes de soluções. Uma ótima maneira de aumentar seu conhecimento prático da base de código Joomla e também uma ótima maneira de conhecer novas pessoas de todo o mundo.
Se você estiver interessado, leia sobre nós no Joomla! Wiki e, se desejar participar, envie um e-mail para Jacob Waisner, This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it., nosso coordenador do Bug Squad.
Você também pode ajudar o desenvolvimento do Joomla agradecendo aos envolvidos nas diversas áreas do processo. O Projeto também deseja agradecer a todos os colaboradores que dedicaram seu tempo para preparar e enviar trabalhos para serem incluídos no CMS e Framework Joomla.
Um enorme obrigado aos nossos voluntários!
Joomla 4.0 é o resultado de milhares de horas de trabalho de dezenas de voluntários.
Um grande obrigado a todos que contribuíram para o lançamento 4.0! No momento, temos mais de 46.193 commits com muitas pessoas diferentes contribuindo para esses commits (sem incluir testadores e outras atividades não relacionadas à codificação).